terça-feira, 24 de maio de 2016

Canal Viva vai reprisar a novela “Pai Herói”, de Janete Clair


Glória Menezes (Ana Preta) e Tony Ramos (André Cajarana) (Foto: Divulgação/TV Globo)
Glória Menezes (Ana Preta) e Tony Ramos (André Cajarana) (Foto: Divulgação/TV Globo)

     Agora é oficial! O canal Viva vai exibir a novela “Pai Herói“, produzida no longínquo ano de 1979 e nunca reprisada – um dos maiores sucessos da dramaturgia da Globo. Estreia em outubro, substituindo “Laços de Família'' na faixa da meia-noite. Com ela, o canal engrossa o número de produções mais antigas, juntamente com “Dancin´ Days'' e “Água Viva'' (apresentadas entre 2013 e 2014). A primeira novela de Janete Clair no Viva, foi uma das maiores audiências da autora em sua época. Para escrevê-la, Janete tomou como ponto de partida uma antiga radionovela sua, “Um Estranho na Terra de Ninguém“, transmitida pela Rádio Nacional em 1958.

     “Pai Herói'' não traz novidade alguma em seu enredo, a não ser uma trama das mais folhetinescas, mas irresistível, ancorada principalmente em um elenco primoroso. Era a história do simplório rapaz André Cajarana (Tony Ramos, aqui elevado à categoria de galã jovem da Globo) que chega ao Rio de Janeiro com o intuito de passar a limpo a memória do falecido pai, envolvido em uma calúnia. Para isso, procura a mãe que não via há anos, Gilda (Maria Fernanda), que a essa altura estava casada com o mafioso Bruno Baldaracci (Paulo Autran em uma interpretação memorável), o principal responsável por denegrir a imagem de seu pai. Enquanto tenta provar a inocência dele, André se envolve com duas mulheres completamente diferentes: Ana Preta (Glória Menezes), figura sofrida do subúrbio, mulher batalhadora, proprietária de uma casa de gafieira, e Carina Brandão (Elizabeth Savalla), jovem problemática, bailarina clássica de família tradicional e rica, que abandona a profissão para se dedicar à filha pequena, que estava sob a guarda do ex-marido, César Reis (Carlos Zara), um homem violento e inescrupuloso.
     A trama teve núcleos em Nilópolis, na Baixada Fluminense, em Ipanema e várias cenas gravadas em Bariloche, na Argentina. A novela popularizou a música “Pai“, de Fábio Jr., o tema de abertura (“Pai, você foi meu herói, meu bandido…“), e a francesa “Allouette“, da trilha internacional, gravada por Denise Emmer, filha de Janete Clair, o tema de Carina. O casal romântico André e Carina repetia a dobradinha de sucesso que Tony Ramos e Elizabeth Savalla haviam formado no folhetim anterior de Janete, “O Astro“. Diga-se de passagem, várias crianças que nasceram em 1979 foram batizadas de André ou Carina por conta do sucesso dos personagens. Foi a primeira novela de Paulo Autran (antes ele havia atuado apenas em novelas não diárias) e de Jorge Fernando (como ator). E a estreia deCarlos Zara e Regina Dourado na Globo.
Pai Herói'' volta em outubro, à meia-noite (horário alternativo 13h30). No elenco, também Cláudio Cavalcanti, Rosamaria Murtinho, Lélia Abramo, Beatriz Segall, Jonas Bloch, Flávio Migliaccio, Fernando Eiras, Dionísio Azevedo, Emiliano Queiroz, Osmar Prado, Nádia Lippi, Suzana Faini, Yara Lins, Reginaldo Faria, Reynaldo Gonzaga, Thaís de Andrade e outros.
FONTE: Nilson Xavier


domingo, 22 de maio de 2016

Glória Menezes e Reginaldo Faria formaram uma ótima dupla em "Totalmente Demais"

     Os dois são grandes atores e a junção deles em "Totalmente Demais" só poderia resultar em algo ótimo. E foi o que aconteceu de fato. Glória Menezes e Reginaldo Faria formaram uma dupla perfeita no atual fenômeno das sete que está perto do seu fim. Na pele dos interesseiros Stelinha e Maurice, pais do bon vivant Arthur (Fábio Assunção), os intérpretes foram os responsáveis por alguns dos melhores e mais divertidos momentos da trama. Porém, nem sempre estiveram juntos em cena. A dobradinha aconteceu apenas na reta final.


     Stelinha entrou na história em janeiro e não demorou para roubar a cena. A perua, que tinha horror a pobre, se destacou assim que chegou, protagonizando cenas impagáveis. A personagem veio de Paris com o objetivo de dar aulas de etiqueta para Eliza (Marina Ruy Barbosa), cumprindo sua missão com louvor, apesar das constantes reclamações em virtude da convivência com uma 'mendiga'. O sucesso da mãe de Arthur foi imenso e sua participação foi crescendo a cada capítulo, honrando o talento de Glória Menezes, que divertia em todas as situações propostas pelos autores Rosane Svartman e Paulo Halm.

      Entretanto, a atriz estava sendo muito exigida e acabou se afastando por um tempo para descansar ---- algo previamente concordado com a equipe, que já havia feito essa promessa. A sua saída temporária foi explicada com o retorno de Stelinha para Paris, após um desentendimento com Arthur. E, como essa ausência já estava prevista, os escritores tinham uma carta na manga, que era justamente a chegada de Maurice, o pai galinha do agenciador de modelos.
 
      A situação funcionou como uma espécie de substituição durante uma partida de futebol: saiu um ótimo jogador e entrou outro tão bom quanto em seu lugar.

     O ex de Stelinha é quase uma cópia masculina dela em se tratando de fingir ser rico mesmo estando falido, necessitando da mesada do filho. Entretanto, o personagem é um galanteador nato e cafajeste por vocação, evidenciando a genética, vista na vida de galinhagem de Arthur durante um bom tempo. Sarcástico e sonso, Maurice profere inúmeros impropérios com a maior naturalidade do mundo, tendo suas lições de como conquistar uma mulher entre os principais absurdos. A sua participação na novela foi tão engrandecedora quanto a de Glória e funcionou perfeitamente, movimentando ainda mais o roteiro.

     Durante a presença de Stelinha, Arthur se viu mergulhado nas aulas de etiqueta de Eliza e nas constantes patadas que a perua dava em todos. Ela cuidava da postura da menina, mas também ficava de olho na vida do filho e de Carolina (Juliana Paes). Já ao lado de Maurice, o empresário encarou a fase da sua paixão pela modelo, usando o pai como conselheiro amoroso. Precisou também cuidar do progenitor quando o galinha tentava se aproximar de Gilda (Leona Cavalli), se comportando como um adolescente encantado com sua primeira paixão. Todas as situações deixaram o núcleo ainda melhor, destacando também Giovanna Rispoli (Jojô) e Guida Viana (Cida).

     Até que chegou o momento em que Maurice também viajou e os dois personagens ficaram ausentes da novela. Fizeram muita falta durante o tempo em que ficaram 'afastados', mas, em compensação, voltaram juntos um pouco antes do último mês de folhetim e novamente se destacaram assim que surgiram. Desta vez como uma dupla dinâmica e retomando o casamento. Os dois retornaram com o objetivo de livrar Arthur da fossa, após o término com Eliza. Tudo graças ao telefonema de Jojô, que chamou os avós e ainda pagou passagem de primeira classe para os interesseiros.

     Apesar da missão de tirar o filho da tristeza profunda, os dois não se mostraram muito dispostos a cumprir o que haviam prometido, proporcionando cenas impagáveis. Sem paciência para o 'chororô' de Arthur, o casal acabou tirando o agenciador de modelos da fossa na marra mesmo, usando estratégias para aumentar o sofrimento dele, como fazê-lo assistir ao clássico "Casablanca". Essa situação, inclusive, proporcionou uma cena maravilhosa para Glória Menezes e Reginaldo Faria, que reviveram a sequência final marcante, onde Richard e Ilsa se despedem antes dela embarcar no avião com seu marido. O sonho dos personagens em preto e branco foi uma das muitas ótimas ideias dos autores, valorizando os intérpretes.

    E, nos capítulos mais recentes, Stelinha e Maurice têm revivido os velhos tempos, namorando bastante e tomando muito champanhe. Mas, ambos também tiveram tempo para uma aliança com Jojô com o objetivo de unir Arthur e a ex-mulher, Natasha (Lavínia Vlasak). Claro que o plano fracassou, porém, não faltaram cenas divertidas ---- vide o momento em que a perua, o bon vivant e a neta ficaram presos no quarto enquanto tentavam juntar o ex-casal.

     A reta final de "Totalmente Demais" tem feito jus ao impecável conjunto apresentado até então e um dos trunfos desses últimos momentos tem sido justamente essa dobradinha sensacional dos atores. Após vários meses atuando separadamente, Glória Menezes e Reginaldo Faria estão finalmente juntos em cena, formando uma ótima dupla, esbanjando talento e divertindo o público.